Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Superestímulos - Segunda Parte.

Como meus leitores são atentos, já devem ter lido a primeira parte. Agora passemos à segunda e última. Se vocês se distraíram, leiam a primeira. É muito importante.
Vamos examinar agora, mais detalhadamente, alguns exemplos de comportamentos disfuncionais causados pelos três mecanismos apontados acima.
Workaholicism
O homem batalhador é valorizado em todas as culturas como parceiro amoroso: essa característica é um sinal que ele vai conseguir alimentar e proteger a família. Trabalhar se torna disfuncional quando persiste após a garantia do conforto e da segurança da sua continuidade já ter sido atingida e esse padrão de comportamento continua a ser apresentado de forma exacerbada e a causar danos para si ou para terceiros.
Disfunções alimentares
A oferta de comida pelo meio ambiente muitas vezes era escassa e imprevisível. Naquela época não havia como armazenar e transportar grandes quantidades de alimentos. Por isso, tínhamos que comer bastante sempre que isso era possível para acumular gorduras para os tempos de pouca comida (reserva de energia para os tempos das vacas magras). Apesar de já termos inventado os meios de produzir e armazenar alimentos em abundância, muita gente ainda continua a comer tudo que pode como se a comida pudesse faltar logo em seguida. Além disso, os humanos inventaram os superestímulos alimentares: comidas supersaborosas e superbonitas.
 Certas pessoas também são pouco controladas pelas consequências retardadas do excesso de comida: além do prazer de comer ser imediato, você não incorpora os quilos imediatamente após comer.
Vício em pornografia
No nosso ambiente ancestral não existiam os meios que hoje possibilitavam a superexposição ao sexo. Esses meios foram inventados recentemente como os filmes pornôs que podem ser vistos continuamente, os closes nas imagens, os gemidos, as posições sexuais convidativas. Além disso, ficou fácil contornar as dificuldades para encontrar um parceiro que ofereça tais atrativos sexuais: sexo pode ser obtido por um preço relativamente baixo e é oferecido por mulheres muito bonitas e liberadas. Essas ofertas estão disponíveis em inúmeros sites na internet onde são apresentados fotos, vídeos e um menu de ofertas e seus respectivos custos.
Dismorfias
Aquele corpo feminino tão apregoado pela mídia que atrai os homens muitas vezes é um superestímulo produzido através de cirurgias plásticas, dietas artificiais, iluminação, maquilagem e Fotoshop. Muitas mulheres buscam desesperadamente esculpirem seus corpos para ficarem parecidos com os desses modelos.
Os homens também buscam, de forma insana, formatar seus corpos para que fiquem parecidos com os superestímulos masculinos que aparecem nos filmes de televisão e revistas especializadas. Nesta tentativa, fazem uso de academias e equipamentos especializados, complementos alimentares, hormônios e plásticas.
Horas excessivas na frente da televisão
Desde o início dos tempos gostamos de ouvir boas historias: todos os povos possuem os seus mitos e historias, sobre heróis ou deuses e suas sagas. A televisão e o cinema podem ser considerados como artefatos maravilhosos para contar histórias. Esses meios superaram os contadores de história: não precisamos imaginar os cenários e personagens: esta tudo ali na tela. A trilha sonora e os truques cinematográficos tornaram os relatos de história tão fantásticos que é preciso um grande esforço para sair diante da tela.
Vício em internet
Além de ter propriedades semelhantes à televisão, a internet ainda permite a interatividade e a produção de ações no mundo real (é possível marcar um encontro ou comprar um produto, por exemplo). A internet é uma grande novidade que nossos antepassados jamais imaginariam que se tornaria realidade. A internet também permite que pessoas anônimas interajam sem serem julgadas por muitas das suas deficiências e que se liberem de muitas de suas inibições. A internet é, portanto, um local onde somos expostos a superestímulos, podemos desenvolver aventuras e vivermos como super-heróis!




Nenhum comentário:

Postar um comentário