Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sobre a Inveja

Numa mesma semana, este texto eu encontrei em dois lugares: no jornal e em um blog de outro psicólogo. Não é possível: o Universo quer que eu passe para meus leitores (olha como somos importantes, meus leitores e eu: o Universo está do nosso lado).  Ele vai falar de um assunto muito pertinente e comum: a inveja. Vejamos. (Os comentários entre parênteses são meus)

Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido da feroz predadora, e a serpente não desistia. Primeiro dia, ela o seguia. Segundo dia, ela o seguia... No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e falou à serpente:
- Posso te fazer três perguntas?
- Não estou acostumada a dar este precedente a ninguém, porém, como vou te devorar, podes perguntar - contestou a serpente.
- Pertenço a tua cadeia alimentar? Perguntou o vagalume.
- Não, respondeu a serpente.
- Eu te fiz algum mal?- Diz o vaga-lume.
- Não. Tornou a responder a serpente.
- Então por que queres acabar comigo?
- Porque não suporto ver-te brilhar.
REFLEXÃO:
Quantas vezes você já sentiu que algumas pessoas, apesar de você não ter feito nada que merecesse, o perseguem, frustram seus projetos, falam mal de você pelas costas, afirmam que suas idéias são ultrapassadas, que não tem futuro ou coisa assim? Ou simplesmente vão contra suas idéias, assim, na lata? (A propósito, sugiro ver um filme “bobinho”, mas que toca neste aspecto de inveja entre as mulheres: Missão Madrinha de Casamento).
Quantas vezes você percebe que outra pessoa adora rebaixá-lo, fazer chantagem emocional com você, fazer piada sobre suas atitudes, desejos ou enganos? (Um colega meu, de tanto me invejar, coloquei apelido nele de “fulano cotovelo”, tal a inveja. E nem precisava: era mais bonito(rs), mais inteligente, ganhava mais que eu).
Quantas vezes pessoas exageram nas comparações com outras pessoas, e fazem questão de menosprezar sua inteligência, elegância, sua delicadeza ou seu afeto?
Quantas vezes você já se perguntou por que determinada pessoa se preocupa tanto com você, em vez de cuidar da própria vida? (reveja o penúltimo parágrafo, parte final).
Pois é, sempre haverá uma serpente em nosso entorno, se incomodando como nosso brilho pessoal, e pior, tentando apagá-lo. (E olha que nosso brilho nem precisa ser uma “brstemp”).
É nossa obrigação aprender a ver esse acontecimento e barrar suas tentativas, seja falando  com ele sobre sua atitude, seja se afastando, seja até mesmo cortando relações. Não devemos nós, por qualquer motivo que seja, permitir que nosso brilho pessoal seja ofuscado por pequenas serpentes invejosas, incapazes e incompetentes, que por não conseguirem brilhar, precisam ofuscar quem brilha. Devemos continuar sendo autênticos, com plena humildade para reconhecer erros, mas não para se deixar anular, não para deixar que o brilho pessoal se apague.
(Tenho dito!))

Nenhum comentário:

Postar um comentário