Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

sábado, 6 de setembro de 2014

Aniversário de 4 anos do Blog e Sete Motivos para você se Espreguiçar de Manhã.

É com grande alegria que participo com meus leitores do quarto aniversário do Blog. Foi  em um  quase longínquo 7 de setembro de 2010, numa manhã levemente fria, e incentivado por pessoas importantes para mim, que criei este blog sobre literatura e psicologia. Leitores de mais de 73 países já acessaram pelo menos uma vez o blog. Há um ano, que, no mínimo, mil acessos ocorrem todo mês. Comentários elogiosos e agradecidos pelos temas abordados têm tocado o meu coração e servido de incentivo para continuar. Vejam a estatística dos 10 países que mais acessaram o blog nestes anos todos e também dos top 10 textos mais lidos. E para um bom relaxamento e saber como enfrentar galhardamente o dia de trabalho que inicia vou postar as razões por que vocês devem espreguiçar ao acordar.
Obrigado, meu amigos leitores. E até no ano que vem.


Entrada Visualizações de página

Brasil
20978
Estados Unidos
2665
Alemanha
868
Portugal
867
Rússia
659
Canadá
564
Malásia
232
Angola
212
Reino Unido
139
China
116


16/12/2012, 1 comentário
1302
10/03/2011, 1 comentário
523
509
06/09/2011, 1 comentário
361
276
232
17/04/2013, 3 comentários
216
25/04/2013, 2 comentários
215
174
143

Por que espreguiçar?

 1. Acorda o cérebro 

"Ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro", explica o ortopedista Fabio Ravaglia. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente. 
Dá mais prazer - Getty Images
2. Dá mais prazer 

Fabio explica que o ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.  
Afasta dores de cabeça - Getty Images
3. Afasta dores de cabeça 

O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirma o especialista. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar. 
Lubrifica as articulações - Getty Images
4. Lubrifica as articulações 

Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem. 
Deixa o corpo de jovem - Getty Images
5. Deixa o corpo de jovem 

A partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade. 
Reduz riscos de lesões - Getty Images
6. Reduz riscos de lesões 

Se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. "Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite", diz o ortopedista. 
Alivia a fibromialgia - Getty Images
7. Alivia a fibromialgia 

Fabio explica que é cientificamente comprovado que para os portadores dafibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações. 

Um comentário:

  1. Parabéns pelos 04 anos de seu blog e para comemorar uma boa matéria sobre a utilidade de "espreguiçar-se", como sempre trazendo informações úteis ao nosso dia a dia. Devo ser o recordista dos "comentários', senão em qualidade, pelo menos em quantidade.
    Antônio Carlos Faria Paz - Itapecerica/MG

    ResponderExcluir