Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Perigo das Profecias.

Nunca fui a favor de procurar cartomantes ou adivinhos para saber do futuro. Mesmo porque, cético contumaz, não acredito na possibilidade de alguém prever o que vai acontecer. Creio nas profecias autorrealizáveis: a pessoa é tão impressionável que , acreditando no que o outro diz que vai acontecer, promove inconscientemente a realização do profetizado. Ou pode ocorrer alguma tragédia, como mostra esta crônica de Humberto de Campos, autor que ando lendo.


O Perigo das Profecias

Humberto de Campos.

Quando se divulgou pela cidade a notícia de que Alexandre da Gama assassinara a mulher com sete punhaladas, ninguém atinou com o motivo daquele crime. Sabia-se, apenas, que os dois haviam passado a tarde fora de casa, e que, na volta, se haviam empenhado numa discussão, que terminou naquela desgraça.

Um repórter conseguiu, porém, descobrir tudo. Supersticiosos os dois, tinham o Alexandre e a esposa, convencionado procurar uma cartomante, para sondarem o poço misterioso do seu destino.

— Toma: leva dez mil réis para a consulta, — dissera o Alexandre.

E metendo, por seu turno, dez mil réis no bolso do colete, ganhara a rua, combinando um encontro às seis em ponto, em frente à casa da bruxa.

À hora aprazada encontraram-se.

— Que te disse ela? Indagou o rapaz, ansioso.

— Boas coisas — informou a Rosita.

— Disse-te que ias ter filhos?

— Disse.

— Quantos?

— Três.

— Como?

— Três, — confirmou a rapariga.

O Alexandre ficou vermelho.

— E como é — rugiu, — que ela me disse que eu só teria um?

Horas depois, dava-se o crime.




kkk. Comecei falando sério sobre profecias, né, e coloco este texto. Uma brincadeira, neste final de julho, mês de aniversário de duas queridas pessoas., Agora o aviso, de novo:
LEITORES, um pedido: O Google Plus tem vital importância para o blog. O Google faz uma espécie de ranking de acordo com as recomendações dos usuários e é assim que o blog é exibido quando alguém busca por ele na internet. –  Se possível, em todo texto que você gostar, aperte o botão +1, que fica logo quando o texto acaba. –



3 comentários:

  1. Interessante o texto, mostra o imaginário popular, os estragos que pode fazer ao crer em cartomantes, quiromancia e outros métodos de tentar prever o futuro que a Deus pertence.
    Antônio Carlos Faria Paz - Itapecerica/MG

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto!

    Entrei em seu blog hoje, justamente para apresentar-lhe um texto divertido. Uma bela coincidência - se é que elas realmente existem.

    Abraços!


    Um sujeito foi ao alfaiate e mandou fazer um terno. Quando ficou pronto, o sujeito foi correndo mostrar para a mulher, que não gostou. As críticas variaram entre:
    - A perna está curta.
    - A manga está torta.
    - A lapela está estreita.

    O sujeito voltou ao alfaiate, que foi logo dizendo:

    - Já sei, sua mulher não gostou do terno. Mas tente, agora, seguir minhas instruções e vai ver que o terno ficará melhor em você. Primeiro, entorte um pouco o braço, de maneira a encompridar um pouco mais a manga...Isso, perfeito. Agora, levante um pouco a perna ... Isso, o comprimento agora está exato.
    Quando o sujeito estava já todo torto, o alfaiate disse:
    - Viu como agora o terno lhe cai bem?

    O pobre homem saiu do alfaiate e foi caminhando todo desengonçado. Dois caras que passavam pela rua olharam para ele e comentaram entre si:
    - Puxa, aquele cara tem um defeito físico violento, hein?
    - É. Mas o alfaiate dele é bom pra burro!!!

    ResponderExcluir
  3. Seja muito bem vinda, leitora amiga, atenta e participativa. A história do alfaiate é ótima. Estas histórias são muito boas. O blog tem me proporcionado muitas alegrias. Não só para escrever, como para receber as mensagens dos leitores. Um grande abraço para vocês.
    Cleber ou Mac.

    ResponderExcluir