Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Texto de Voltaire.

Tem se falado muito sobre tolerância diante dos diferentes, mas uma grande intolerância tem ocorrido no mundo todo: a religiosa. Creio que este texto de Voltaire poderá se útil.

 

Tratado sobre a tolerância  

“Não é mais aos homens que me dirijo. É a você, Deus de todos os seres, de todos os mundos e de todos os tempos: Que os erros agarrados à nossa natureza não sejam motivo de nossas calamidades. Você não nos deu coração para nos odiarmos, nem mãos para nos enforcarmos. Faça com que nos ajudemos mutuamente a suportar o fardo de uma vida penosa e passageira.
Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre nossas leis imperfeitas e nossas opiniões insensatas, não sejam sinais de ódio e perseguição.
Que aqueles que acendem velas em pleno dia para celebrá-lo, suportem os que se contentam com a luz do sol.
Que os que cobrem suas roupas com um manto branco para dizer que é preciso amá-lo, não detestem os que dizem a mesma coisa sob um manto negro.
Que aqueles que dominam uma pequena parte desse mundo, e que possuem algum dinheiro, desfrutem sem orgulho do que chamam poder e riqueza e que os outros não os vejam com inveja, mesmo porque, Você sabe que não há nessas vaidades nem o que invejar nem do que se orgulhar.
Que eles tenham horror à tirania exercida sobre as almas, como também execrem os que exploram a força do trabalho. Se os flagelos da guerra são inevitáveis, não nos violentemos em nome da paz.
Que possam todos os homens se lembrar que são irmãos!’’
Fonte: “Tratado sobre a Tolerância’’ de Voltaire 1763

Voltaire era o pseudônimo de François-Marie Arouet. Ele foi ensaísta, escritor e filósofo iluminista. Suas idéias tiveram influência nos processos da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos. Nasceu em Paris, em 21 de novembro de 1694 e lá morreu, em 30 de novembro de 1778.

Frases célebres de Voltaire:
  • “A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e fraquezas.’’
  • “Pense por si mesmo e dê às outras pessoas o direito de fazer o mesmo.’’
  • “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo.”
  • “A ignorância afirma ou nega veementemente; a ciência duvida.’’
  • “Julgue-se um homem mais pelas suas perguntas do que pelas suas respostas.”
Uma anedota sobre Voltaire. Uns amigos chamaram-no para uma noite de farra: vinhos e mulheres. Ele foi e aproveitou. Chamaram-no de novo e ele respondeu:
Ir uma vez é conhecer, ser filósofo.
Duas vezes, é safadeza.
Si è vero, non lo so. Ma è bene probato. (desculpem-me os erros em Italiano)


Um comentário:

  1. Nesse mar de superficialidades que impera nos meios ditos de comunicação é gratificante ler algo assim, enviado por você

    Obrigado


    Aroldo

    ResponderExcluir