Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Curiosidades sobre o Sono

O Sono é importantíssimo em nossa vida. De vez em quando deparo com alguns textos curiosos, e este, sem dúvida, é interessante, ao falar sobre o sono.

CURIOSIDADES SOBRE O SONO.
O que acontece com nosso cérebro quando dormimos? O sono é crítico para a nossa capacidade de aprendizagem, consolidando o que memorizamos ao longo do dia e preparando o cérebro para absorver novas informações. Por isso, um sono adequado faz parte de um estilo de vida saudável para o cérebro. Mas agora vamos abordar algumas curiosidades sobre o sono.
Você já ouviu a expressão “dormir com um olho aberto”? Pois é, cientistas descobriram que alguns pássaros possuem essa habilidade para se proteger do ataque de predadores. E, falando de ataque, saiba que para certas pessoas o sono pode ser perigoso, existindo até casos onde pessoas cometem assassinato enquanto dormem. Mas a cura pode não estar longe, pois já existem tratamentos eficazes e, recentemente, os cientistas que estudam esses tipos de distúrbios do sono até fizeram uma descoberta fascinante relacionando esses distúrbios com a doença de Parkinson.
Um grupo de pesquisa do Instituto Max Planck de Ornitologia provou que algumas aves conseguem dormir com um olho aberto. Uma das experiências realizadas foi com patos, onde foram colocados numa fila, lado a lado, e verificou-se que os patos que estavam nas pontas mantinham um dos olhos, justamente o que estava virado para o lado oposto ao grupo, aberto enquanto dormiam. Essa é uma forma que a natureza encontrou para essas aves se protegerem dos seus predadores.
As pesquisas desse grupo identificaram que, assim como os mamíferos, as aves possuem basicamente dois tipos de sono: o sono de ondas lentas e o sono REM (acrônimo de movimento rápido dos olhos). No caso das aves, enquanto o sono de ondas lentas pode ocorrer alternadamente em cada um dos hemisférios cerebrais, o sono REM sempre ocorre simultaneamente nos dois hemisférios. Assim, no primeiro caso, enquanto um dos hemisférios dorme, o olho ligado ao hemisfério acordado permanece aberto num estado meio acordado.
Apesar dos humanos obviamente não possuírem essa habilidade, o Dr. Rattenborg, líder desse grupo de pesquisas, comenta que partes do cérebro humano podem dormir mais profundamente. Por exemplo, se um braço passar por um treinamento físico mais rigoroso, a área do cérebro ligada a esse membro terá um sono mais profundo.
Continuando no assunto do sono, todo mundo já ouviu falar de sonambulismo, um tipo comum de distúrbio do sono, ou parasonia, que também inclui a agressão noturna e o terror noturno. Um caso emblemático foi o de Ken Parks, do Canadá, que em 1987 saiu da sua cama, dirigiu 23 km até a casa de seus padrastos, onde matou sua madrasta e feriu seu padrasto. Ele foi julgado e absolvido sob a defesa de sonambulismo.
Parasonias desta natureza ocorrem porque o processo de atonia REM, a paralisia generalizada dos músculos esqueléticos que ocorre com todas as pessoas enquanto dormem, deixa de funcionar, fazendo com que elas encenem seus sonhos. Esse processo é necessário para que o corpo não se mexa durante os sonhos, de forma a evitar ferimentos, e ele ocorre não apenas nos seres humanos, mas também em todos os mamíferos.
De acordo com o Dr. Carlos Schenck, muitas pessoas diagnosticadas com parasonia conseguem ser tratadas de forma bem sucedida com medicamentos. Porém uma descoberta interessante dele e de sua equipe foi a relação destes tipos de distúrbios com a doença de Parkinson. Segundo seu estudo, 81% dos casos de distúrbio do sono REM evoluem para doença de Parkinson, criando uma oportunidade interessante de intervenção precoce para a doença de Parkinson e ampliando as possibilidades de pesquisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário