Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Poema de Drumond brigando com BH por causa da Igreja São José de BH.

Em São José do Rio Preto, havia uma bela e antiga catedral, cercada por uma praça cheia de Andorinhas. Transformaram-na em Centro Comercial, reformaram-na e à praça, hoje sem andorinhas. Não havia um Drumond na época por lá. Mas aconteceu em BH. Conto a história.

Rompimento de Drummond

A Igreja de São José foi uma das causas do rompimento de Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira, com a cidade de Belo Horizonte, cujas ruas e habitantes permearam boa parte de sua obra. Foi lá que o escritor, considerado um dos mais influentes poetas brasileiros do século 20, estudou e iniciou sua carreira literária.
Drummond deixou de lado as crônicas que publicava no "Jornal do Brasil" e, em 14 de agosto de 1976, publicou no espaço o poema "Triste Horizonte".
Foi o anúncio do rompimento com a cidade. O poeta jamais retornou a Belo Horizonte até sua morte, em agosto de 1987. Dias antes da publicação, a Igreja de São José havia aberto seus jardins para a instalação de um estacionamento e anunciava a venda dos terrenos de dois quarteirões laterais, na rua Tupis e na rua Rio de Janeiro, onde antes existiam jardins, para a construção de um complexo de lojas, que ocupam a área há 30 anos.
Os vendilhões do templo talvez pertencessem ao próprio templo.
Leia o poema:
"Anda! Volta lá, volta já. E eu respondo, carrancudo: Não.
Não voltarei para ver o que não merece ser visto, o que merece ser esquecido, se revogado não pode ser.
Esquecer, quero esquecer é a brutal Belo Horizonte que se empavona sobre o corpo crucificado da primeira. Quero não saber da traição de seus santos. Eles a protegiam, agora protegem-se a si mesmos.
São José, no centro mesmo da cidade, explora estacionamento de automóveis. São José dendroclasta não deixa de pé sequer um pé-de-pau onde amarrar o burrinho numa parada no caminho do Egito. São José vai entrar feio no comércio de imóveis, vendendo seus jardins reservados a Deus.
Sossega minha saudade. Não me cicies outra vez o impróprio convite. Não quero ver-te, meu Triste Horizonte e destroçado amor."

Um comentário:

  1. Carlos Drummond de Andrade é um sábio! Ele já dizia referindo-se à sua terra natal "Itabira é um retrato na parede"! Realmente é digno de nota a visão de Drummond contra a dilapidação do que é valor...
    Antônio Carlos Faria Paz - Itapecerica/MG

    ResponderExcluir