Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cinco Dicas para você Melhorar o seu Inglês.

Foi aos 11 anos que comecei a me interessar pela língua inglesa. Naquela época não tinha Internet, nem CD, nem disco e nem "tapes" para aprender uma língua estrangeira. Era na base do "decoreba" e dedicação. No Seminário, eu rezava em inglês (conhecia a maioria  das orações em inglês, francês e latim, meu Deus era poliglota). Escrevi um artigo: "Meu método para aprender inglês", postado aqui no blog no dia 24/01/11. Ao entrei na Fiat- quando falar uma segunda língua não era essencial para você entrar no mercado de trabalho -, falava inglês e francês. Adir Ferreira, um auto didata em língua inglesa,  tem um site muito interessante para ensinar o idioma. Junto com um gringo de sobrenome Flórida me passou umas ideias bem curiosas e convincentes. Fiz alguns comentários.

Sempre acreditei que pronúncia e fluência estão super relacionadas e acho que foi por isso que foquei na área da pronúncia com o intuito de ser mais fluente em inglês.
Por isso hoje vou compartilhar algumas dicas para você melhorar sua pronúncia em inglês e, consequentemente, melhorar sua fluência. (A propósito, eu uso estas técnicas para melhorar a minha pronúncia também!).
01. Ouça analiticamente. Sempre que lemos um texto e entendemos a mensagem, muitas vezes não prestamos atenção nas “entrelinhas”, ou seja, entendemos o significado geral e não nos aprofundamos. Com o listening é a mesma coisa: entendemos o que está sendo dito, mas não focamos em como as palavras se juntam (chamado de connected speech) e por isso nossa fala pode parecer robótica e não muito natural. Por isso, foque nos detalhes: tenha paciência, estude uma frase (ou grupo de frases) por vez e tenha sempre o roteiro na mão.
Paciência é fundamental. Fazendo o curso de Psicologia Social pela internet, anotava palavras e formas de dizer que eram novas para mim. Sem isto, não se melhora. Antigo professor meu ia ao cinema com caderninho e tentava escreve palavras que ele não conhecia.
02. Não tenha vergonha de imitar. Tenho um amigo, estudioso da língua inglesa, que sabe muito, lê fluentemente e fala com certa fluência. O que o atrapalha é que ele fala inglês da mesma forma – com a mesma entonação e cadência – que ele fala português. Ele me perguntou o porquê disso e eu fiquei pensando e cheguei à seguinte conclusão: ele tem medo de repetir a entonação original do idioma e parecer “ridículo”, então ele fica na zona de conforto e fala seu “próprio” português. Isso acontece com muitos alunos e meu conselho é: imite o que já está pronto. Você não precisa reinventar um idioma, pegue o que já está pronto e imite, imite e imite. Uma hora todo esse conteúdo que você estiver imitando vai parecer second nature (natural) e você vai soar mais fluente e mais confiante.
Este conselho é muito importante, para mim, foi novidade: imite um americano falando, ou um inglês. Uma moça foi para Londres e queria pegar o sotaque londrino. Isto mesmo. 
Antes disto ; NÃO TENHA VERGONHA do seu inglês. Só falando é que você vai melhorar. Lembre-se: você não é nativo.
03. Aprenda a usar os símbolos do Alfabeto Fonético Internacional (IPA). Sabe aquelas letrinhas esquisitas que tem nos dicionários, que trazem a pronúncia? Bom, elas são de extrema importância se você quer melhorar sua pronúncia. Eu era adolescente e fiquei fascinado com aquilo então comecei a estudar e ver os padrões. Hoje em dia esse conhecimento é fundamental para quando preciso saber a pronúncia de uma palavra, onde é a sílaba mais forte e se há diferenças na pronúncia de inglês britânico ou americano. No meu Guia de Pronúncia eu apresento todos esses símbolos e as letras que os representam.
Esta é difícil, mas pegue o dicionário e em baixo tem estes símbolos. Tente ler e ver a diferença entre, por exemplo, os vários tipos de "a".
04. Fale devagar. Sim, você não vai tirar seu pai da forca! Conheci uma senhora brasileira que mora nos Estados Unidos há mais de 40 anos. Ela fala inglês super devagarzinho e me disse, “Gosto de falar devagar porque não gosto de repetir o que digo.” Fiquei com isso um tempão na cabeça e ela está certa. Se você está falando uma língua estrangeira, não há porque falar rápido e ter que repetir depois. Eu tenho a tendência de falar rápido e muitas vezes “como” algumas sílabas, tanto em português como em inglês, então um exercício constante para mim é tentar falar mais devagar e mais articuladamente para que me entendam melhor – e eu não tenha que repetir!
Tenho mania de falar "correndo" o inglês. Besteira. Maior vacilo. Speak slowly. Vou tentar esta dica.
05. Corrija-se! Enfrentar o erro de frente e corrigi-lo é importantíssimo. Quantas vezes seu professor já não te corrigiu e você voltar a cometer o mesmo erro? Mude de atitude: quando errar, analise bem o que errou e treine até não errar mais. Seja consciente e responsável pelo seu aprendizado e não encare o erro como “ah, errei agora e depois eu corrijo”. Isso não pode acontecer. Tenho certeza de que você quer chegar a um nível excelente de inglês (e por isso está lendo este artigo) então não fique só “torcendo pelo seu time”, entre em jogo e entre para ganhar! E outra coisa, sem ficar dando desculpas tipo “nossa, minha pronúncia é péssima” ou “nunca vou conseguir falar direito”. Isso é fala de gente preguiçosa que não quer se esforçar para melhorar. Então tome responsabilidade e fique excelente!
Uma vez, meu professor pronunciou erradamente uma palavra. Ou usou o plural de forma errada. Depois da aula, falei com ele. Com jeito. Todos erram.O importante é corrigir. Como disse alguém cartesianamente: não sou nativo, portanto, erro. 

Por hoje e só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário