Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

terça-feira, 1 de outubro de 2013

40 maneiras de se livrar da dor e sofrimento.


Recebi este texto escrito por Lori Deschene e resolvi resumi-lo e passar para os leitores refletirem e tirarem suas conclusões. A autora é inglesa e escreveu dois livros sobre budismo e  auto ajuda, e co-autora de “Recrie sua História de Vida”, e seja o seu ator principal.
Eckhart Toller, escritor alemão radicado no Canadá e autor de “O Poder do Agora”, acredita que criamos e mantemos problemas porque eles nos dão a sensação de identidade. Talvez isto explique porque alimentamos nossos sofrimentos além do que eles podem servir para nós. Repetimos os erros do passado constantemente, permitindo que  vergonha e arrependimento interfiram em nossas ações do dia a dia. Agarramo-nos às frustrações e nos preocupamos com o futuro como se estas fixações nos dessem poder.  Ficamos estressados mental e fisicamente, potencialmente criando sérios problemas de saúde para nós mesmos, como se isto fosse normal. Um mestre budista nos alerta: “se você deixa passar alguma coisa, você conseguira um pouco de paz; se você deixar passar muito, você terá muita paz” A vida não é simples. A toda hora temos que praticar esta idéia. A todo o momento temos a chance de “deixar passar as coisas” e ter paz. Eis aqui 40 maneiras para fazer isto.
Livrar-se das Frustrações de Sua Vida.
1 – Aprenda uma habilidade nova e pare com aquela que você sabe que nunca vai dominar.
2 – Mude sua percepção – veja as causas de suas preocupações como uma bênção (para se aperfeiçoar, para ser mais compreensivo).
3 – Grite, coloque para fora seus sentimentos negativos – isto vai diminuir seu estresse.
4 – Canalize seu descontentamento em ações práticas: telefone procurando novo emprego, vá ao centro e procure ser voluntário em alguma atividade.
5. Faça Ioga ou Meditação para trazê-lo ao momento atual – em vez de ficar vivendo no passado ou se preocupando com o futuro.
6 – Faça uma lista de suas realizações, de seus sucessos – mesmo os menores – e faça acréscimos todos os dias. Você deixa para lá os descontentamentos e dá espaço para a auto realização.
7 – Visualize uma caixa em sua cabeça e escreva nela: expectativas. No momento em que você começar a pensar em como deve ser uma coisas ou como deveria ter sido, mentalmente tranque este pensamento naquela caixa.
8 – Faça atividades físicas. Exercícios físicos diminuem os hormônios do estresse e aumentam as endorfinas, que melhoram seu estado mental.
9 – Focalize toda sua energia em algo que você pode realmente controlar, em vez de ficar ruminando coisas que você NÃO PODE  controlar.
10 – Expresse seus sentimentos através de algo criativo, como blog, pintura, jardinagem, artesanato. Coloque estas atividades na lista de coisas diárias a serem feitas e risque-as assim  que você tiver feito. Serve de lembre visual para você saber que está fazendo algo de concreto para se libertar dos sentimentos negativos.
Livrar-se da raiva e amargura.
11 – Sinta-as totalmente. Se você sufocar seus sentimentos, eles vão vazar e afetar todas as pessoas ao seu redor, não só a pessoa que provocou a sua raiva. Antes de liberar suas emoções, sinta-as completamente.
12 – Dê uma chance para você mesmo.  Espere pelo menos um dia para você se encontrar com a pessoa e soltar os cachorros em cima dela. Isto talvez possa diminuir a hostilidade e lhe dar chance para pensar num confronto racional.
13 -  Lembre-se: a raiva machuca mais você do que a pessoa que o aborreceu. Fazendo isto você se torna atencioso com você mesmo.
14 – Se possível, expresse a raiva com quem o ofendeu. Falar de como você se sentiu poderá ajudá-lo a ir em frente. Lembre-se de que você não controla como a pessoa que o ofendeu vai responder ao seu confronto. O que você pode controlar é a forma como você vai se expressar: com clareza e educação.
15 – Jogue a responsabilidade para cima de você. Muitas vezes quando estamos com raiva focalizamos aquilo que o outro fez de errado – o que na verdade tira o nosso poder.Se nos focalizarmos no que PODEMOS ter feito melhor, isto nos dá mais poder e nos torna menos amargos.
16 – Fique no lugar do outro. Sempre cometemos erros. Pense se você, seus pais, marido/esposa, filhos tivessem cometido aqueles deslizes. Compaixão pode dissolver a raiva.
17 – Metaforicamente jogue-as fora, como se você estivesse dando tacadas nas bolas de tênis: uma a uma, lance-as longe. Cada bola é uma parte da sua raiva que se vai.
18 – Arrume uma bola do estresse, expressando sua raiva física e verbalmente enquanto a usa. Faça caretas e grunhidos. Você vai parecer bobo, mas o que que tem. Você realmente vai expressar o que está acontecendo dentro de você.
19 – Coloque uma pulseira de borracha em volta do pulso, e aperte-a toda vez que você começar a ter pensamentos obsessivos de raiva. Sua mente vai associar desconforto com  pensamentos negativos.
20 – Lembre-se: você só tem três opções: fugir da situação, mudá-la ou aceitá-la. Alimentar amargura não leva à felicidade. Fazer outras coisas, sim. 
Livrar-se dos Antigos Relacionamentos.
21 – Identifique que experiências ensinaram-no a desenvolver o sentimento de “fechamento”.
22 – Escreva numa carta tudo o que você quer expressar. Mesmo que você não a envie pelo correio, clarificar seus sentimentos lhe ajudarão na aceitação da realidade do momento.
23 – Lembre-se das coisas boas e das más também.. Mesmo que ele pareça ser agora, o passado nunca foi perfeito. Perceber isto pode ajudá-lo a minimizar o sentido de perda. “É mais fácil se livrar do homem do que do herói”.
24 – “Desromantize” a maneira como você vê o amor. É claro que você vai se sentir devastado se imaginar que perdeu sua alma gêmea.. Se você pensar que  pode encontrar um amor tão bom ou melhor ainda vai ajudá-lo a caminhar.
25 – Visualize um solteiro poderoso – aquela pessoa que você era ANTES de encontrar o seu amor perdido. Aquela pessoa era maravilhosa, tanto que seu antigo amor se apaixonou por ela. Agora você tem a chance de ser ela de novo.
26 – Crie um espaço que reflita a sua realidade atual. Jogue os retratos fora, apague os emails e delete-o (a) do facebook.
27 – Premie-se pelos pequenos atos de aceitação. Compre um creme anti-rugas depois que você deletar o número dele no celular, ou tome uma cerveja importada com amigos depois de jogar todas aquelas tralhas fora.
28 – Escreva esta frase em lugar bem visível: “Me amar é deixar as coisas irem embora”.
29 – Substitua seus pensamentos emotivos com fatos concretos. Se você pensa “Nunca mais vou ser amado por alguém”, resista a este pensamento. Em seu lugar, pense: “Aprendi uma música nova hoje para cantar no karaokê desta noite”.
30 – Use a técnica da “voz de pato”. Lembre-se quando as vítimas aparecem na TV e com medo de serem reconhecidas falam com a voz de pato? Pois é, de acordo com Russ Harris, autor de The HapppinessTrap, imitar a voz de “pato” ou de personagem de desenho animado (Barney, Popeye, Simpson, Margarida) faz com que você tire o poder dos pensamentos perturbadores.
Livrar-se dos Estresses.
31 – Use a técnica do respirar profundamente, como no ioga ou tai chi chuan para ajudá-lo a se manter no momento atual.
32 – Mergulhe numa atividade de grupo. Curtir o convívio com outras pessoas que fazem parte de sua vida ajuda-o (a) a ver os problemas de outra perspectiva.
33 – Leve em conta a frase de Eckhart Tolle: “A preocupação parece ser necessária mas não tem utilidade nenhuma”. Questionar para que serve sua preocupação vai ajudá-lo (a) a se livrar dela.
34 – Descarte-se de suas preocupações metaforicamente. Escreva num papel tudo que o estressa, amasse-o e ponha fogo nele.
35 – Substitua seus pensamentos. Preste atenção quando começarem os pensamentos estressantes e mude o curso dos pensamentos imediatamente para coisas agradáveis e prazerosas – por exemplo, seus hobbies..
36 – Vá à sauna. Existem estudos mostrando que as pessoas que vão à sauna pelo menos duas vezes por semana por 10 a 30 minutos são menos estressadas do que outras pessoas fazendo o mesmo trabalho e que não vão.
37 – Imagine a sua vida daqui a 10 anos – Ou 20. Ou 30. Perceba que a maioria das coisas com que você está se preocupando agora não terão nenhum significado naquele futuro.
38 – Organize sua mesa de trabalho. De acordo com George Witkin, diretor assistente da Faculdade de Medicina de Monte Sinai, terminar uma pequena tarefa aumenta o seu sentimento de controle e diminui o seu nível de estresse.
39 – Faça duas listas, uma, com as causas de seu estresse, a outra, com ações para acabar com ele. Assim que terminar, visualize você esvaziando os suprimentos de estresse.
40 – Dê risadas. Todas as pesquisas revelam que rir diminui a tensão, melhora seu sistema imunológico e diminui as dores. Se você não consegue se relaxar por muito tempo, comece com 10 minutos, assistindo um vídeo engraçado no Youtube.
Esta lista é muito longa, mas quanta coisa ainda restaria para dizer! Se você se lembrar de alguma, não se acanhe e acrescente-a à lista. Outras áreas da sua vida e outras técnicas que você ache interessantes.


Um comentário:

  1. Artigo importante e lúcido para vencer o sofrimento diário! Não é fácil conseguir colocar em prática, mas é vital para sermos mais felizes!
    Antônio Carlos Faria Paz. - Itapecerica-MG

    ResponderExcluir