Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Você quer se sobressair ou ser mediano?

Uma ex-colega de trabalho me enviou o nome de um site muito interessante, que traz matérias curiosas e intrigantes.

Chris Guillebeau é um cara que sabe viver. Visitou mais de uma centena de países e escreveu um texto polêmico, provocativo, divertido e que nos faz refletir. Simplifiquei e traduzi para os leitores do blog.

 Traz um desafio: o que queremos ser: medianos, medíocres ou sobressair na multidão? Claro que nem todos precisam concordar com que o autor fala.


 

Como se tornar alguém incrivelmente mediano. 11 Dicas.

Chris Guillebeau é um cara que sabe viver. Visitou mais de uma centena de países e escreveu um texto polêmico, provocativo, divertido e que nos faz refletir. Simplifiquei e traduzi para os leitores do blog.

 “Muitas pessoas pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”, disse Tolstói uma vez.

Você está cansado de tentar ser fora de série? Odeia ser “aparecidinho” e se sobressair no meio da multidão? Bem , vamos a algumas dicas para você seguir e não alcançar as estrelas mas ficar confinado no seu mundinho mediano.

Se você lê “Você S.A.” ou Seleções de Reader´s Digest, você já está em bom caminho, mas elas não dão dicas de como não se tornar acima da média. Então, vamos lá. Caso você queira ser uma pessoa comum:

Aceite tudo o que os outros dizem como verdade verdadeira, absoluta. Não discute nem argumente. Engula e pronto.

Não questione as autoridades. Os que protestaram nas ruas no Brasil recentemente estão questionando. Mas o mestre falou, está falado. O pastor, o padre, o papa, o rabino, todos eles falaram, nós abaixamos a orelha.

Faça faculdade, porque todo mundo faz. E não para aprender algo importante para sua vida. Mesmo que seja faculdade particular e você nunca vai trabalhar naquela área.

Fique sentado em sua mesa de trabalho por dez horas por dia e 6 dias por semana. Um estagiário na Inglaterra morreu depois de 3 dias de trabalho ininterruptos. Ou: “Se você trabalhar esperançosamente, 8 horas por dia, quem sabe não vire patrão e trabalhe doze todo dia” escreveu uma vez o premiado poeta Robert Frost.

Viaje para o exterior uma vez na vida, mas prefira Paris, Madri, Londres, e não países estranhos, de língua esquisita e de hábitos mais esquisitos ainda. E de cultura beeeem diferente da sua.

Faça um financiamento de casa própria para pagar em 40 anos e com juros altíssimos.

Não aprenda uma língua estrangeira. Afinal eles têm que entendê-lo do jeito que você é.

Pense em escrever um  livro. Mas só pense. Nunca o faça.

Pense em abrir um negócio. Mas só pense, também. Não abra de jeito nenhum.

Procure não se sobressair na multidão. E jamais chame a atenção sobre você. Fique no seu canto.

 Não se arrisque. Faça só coisas que você consegue.

Mas... 

Não se preocupe, seja feliz

É arriscado ser diferente. Ideias não convencionais assustam. Experimente dizer para sua mãe que irá deixar seu ótimo emprego em uma grande empresa, ou fechará seu consultório ou empresa bem sucedida para fazer outra coisa. Ser bailarino. Prepare os ouvidos…
O mundo é mediano, os diretores da maioria das empresas são medianos e políticos só são espertos o suficiente para tirar proveito disso. Você quer ser feliz? Então siga esses conselhos, de verdade. Evite frustrações, grandes desafios, medo de se arriscar e do novo. Você terá a companhia de bilhões de outras pessoas que levam uma vida incrivelmente mediana.

Ou Pare e olhe o que você está fazendo com a sua vida, ainda dá tempo de ser alguém extraordinário e levar a vida que você sempre quis.

Um comentário:

  1. Bom, o tema realmente é instigante. Concordo com alguns pontos e discordo de outros. Já é um bom começo e é sinal que o tema já rendeu frutos....!
    Antônio Carlos Faria Paz. Itapecerica/MG

    ResponderExcluir