Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

sábado, 24 de agosto de 2013

Agosto, mês de desgosto e de olho gordo?

Em Novembro do ano passado, publiquei um texto científico sobre olho gordo. Hoje faço um complemento com ideias de alguém que acredita em mau olhado e dá dicas de como se livrar do peso dele. Como Agosto é considerado mês de desgosto, acho o tema pertinente.

Nunca fui supersticioso, tanto que passo debaixo de escada, viajo na sexta feira 13 e não me preocupo com a cor do gato que passa na minha frente. Agora, quanto a olho gordo, tenho cá minhas dúvidas. Desde os primeiros tempos do homo sapiens, os olhos eram “vistos” como expressão da alma e até considerados sagrados. Claro que os olhos têm um potencial enorme para enfatizar o que é dito. Não falamos de olhar penetrante? Soturno?

Pois é, grande parte de nossa energia mental – pensamentos e sentimentos – podem ser emitidos pelos olhos. Além do batido “espelho da alma”, os olhos são grandes emissores de energia e magnetismo. Assim sendo, pessoas boas podem emitir bons fluidos e energia positiva; pessoas más, maus fluidos e energia negativa. Resultado destes últimos: plantas mortas, passarinhos entristecidos, bolos murchos, crianças com quebranto (conheci recentemente uma senhora que cura quebranto), estragando objetos (isto vem colaborar uma idéia que tenho de que os objetos têm alma – ô, Etelvaldo, o meu estilo está parecendo o seu) e provocando doenças e separações (juro que quando F.  se separou recentemente do marido lindo e rico só pode ter sido mau olhado: ela sempre postava a felicidade dos dois no Facebook).

É superstição? Muitos acreditam. Até Lao Tsé – fundador do Taoismo, 2473 anos antes do nosso tempo atual – devemos parar de usar antes de Cristo e depois de Cristo – e Confúcio, 2713 anos atrás – ambos chineses -, já  tratavam deste assunto.

Olho gordo na verdade é uma canalização, através dos olhos, de uma energia interna, provocada por inveja, desejo de possuir o que o outro tem, como se quisesse roubar algo do outro. São pessoas que estão permanentemente descontentes, inferiorizadas e que não se sentem capazes de obter as boas coisas que os outros têm. Como vampiros de energia, querem tirar nosso sangue. Adoram ficar por perto e assim que sabem de algum acontecimento – bom ou mau – se tornam solícitos e companheiros.

Dicas para se livrar do olho gordo:

- Usar amuleto. Qualquer um.  Segundo especialistas, ele serve como para raio. Ele receberia as energias negativa enviadas para você. Veja só o meu caso: perdi o emprego, separei, tive de mudar de casa, fui operado, foi criada a poupança da Dilma. Aí viajei para a Turquia e comecei a usar o “olho turco”, um amuleto vendido no país. Resultado: a  poupança da Dilma melhorou, arrumei um amor, ganhei um bom dinheiro, comprei um belo apartamento, viajei para Leste Europeu, publiquei um livro,criei um blog, estou parecendo mais jovem  e ganhei um neto.

- Pressentir as atenções e interesses negativos dos outros. Pare de se comportar com ingenuidade. Não se abra igual a “mala velha”. Seja discreto. Um colega de trabalho me admoestou: procure não ser um mosquito branco. Não queria aparecer mais do que porta bandeira em escola de samba.

- Envie energia positiva para o possível invejoso.

- Pense positivamente a seu respeito. Que você merece o que está acontecendo de bom com você. Este novo amor que apareceu na sua vida. Este carro novo, etc, etc..

- Não tenha medo do invejoso. Se ele inveja você é porque é fraco, não tem o que você tem. Use o bom humor para enfrentar a rabugice dele.


Bem, leitores, essas idéias são de especialistas, tirando a brincadeira do amuleto. O que vocês acham de tudo isto?

Um comentário:

  1. Esta matéria entra um pouco na "ciência" do ocultismo, que tem lá seus meandros de mistério. É tema para se pensar...!
    Antônio Carlos Faria Paz.

    ResponderExcluir