Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Uma Idéia Interessante.


Não nascemos com manual de proprietário, de como vivermos. Nossa cultura tem enfatizado a forma de como lidar com crianças e adolescentes. Um novo grupo tem aparecido nestes últimos tempos: os velhos, os idosos eufemisticamente chamados de terceira idade, nestes tempos de politicamente correto. Nós – estou incluído no grupo, felizmente – não sabemos muitas vezes como agir neste mundo. Poucos chegavam aos 60 anos no passado. Hoje somos milhões e seremos mais, muito mais nestes próximos anos. Mas, então como lidar conosco mesmos, com nossos parentes, amigos e conhecidos? Que tal vermos algumas dicas, algumas idéias, ou – quem sabe, mandamentos para os velhos. É possível que muitos dos que me acompanham não estejam nesta fase da vida. Mas conhecem velhos e velhas. Li este texto e gostei. Tirem uma cópia e passem para eles. Eles viverão melhor e, sobretudo, quem vive perto deles terá menos ansiedade e menos carga negativa.



OS DEZ MANDAMENTOS DA TERCEIRA IDADE
1)      Não se aposente da vida para se tornar a praga da família. A vida é atividade e o verdadeiro elixir da vida é o dinamismo. Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas. Se não tiver nada para fazer vá passear no shopping, jogar baralho na praça... Qualquer coisa, menos aporrinhar os outros!
2)      Seja independente e preserve sua liberdade, mesmo que seja dentro de um quartinho. Quem renuncia ao próprio lar anda na pontinha dos pés para evitar atritos com genros, noras, netos e outros parentes. Se possível more num flat... Já vi o preço: nas capitais fica cerca de 2 mil e 500 reais por mês ( o casal )- viúvo é mais barato- em alguns bairros tem TV a cabo, internet, piscina, sauna, lavanderia, café da manhã servido na mesa, salão de jogos, sala para ver TV com outros moradores- tudo incluído no preço... Você não paga água, luz, internet... E tem bastante gente para conversar, fazer novas amizades. Melhor usar suas economias para ter um final de vida feliz!!!! Não economize no item “moradia”... A próxima vai ser a última e definitiva! Aproveite a penúltima com tudo a que tem direito!!! Um antigo humorista dizia que não queria ser o defunto mais rico do cemitério.
3)      Mantenha o governo de sua própria bolsa. Ajude financeiramente os seus filhos na medida de suas posses; reserve uma parte para emergências. Tenha o melhor plano de saúde que puder pagar.
4)      Cultive a arte da amizade como uma planta rara cercando os familiares e AMIGOS de cuidados especiais como se fossem flores. Se sua memória estiver falhando, anote numa agenda sentimental as datas mais importantes de suas vidas e compartilhe com eles a alegria de estar presente. Como você é um velho do século XXI, aprenda a mexer com a Internet. Programe todos os aniversários em seu email... Ele informará você com antecedência... Você nunca esquecerá nada! Ou use a agenda tradicional, de folhas de papel. Você usará os dedos para passar as folhas. Já é um exercício
5)      Cuide de sua aparência e seja o mais atraente possível.   Não seja daqueles velhos relaxados que exibem caspa na gola das camisas (ou paletós. Idosos adoram paletós) e manchas de gordura na roupa, que revelam o cardápio da semana. Nunca despreze o uso da água e sabão. Vá ao salão de beleza uma vez por mês, pelo menos. A moça vai fazer sua unha, seu pé, cabelo e barba... Não tem preço ficar com ela te agradando por uma gorjeta!   SE VISTA COMO UM LORD!!!!!!!! NADA DAQUELAS BERMUDAS XEXELENTAS, ROUPAS VELHAS DESCORADAS E PUIDAS, MOLETONS E SAPATOS DE VELHO!
6)      Seja cordial com seus vizinhos. Evite implicar com os latidos dos cães, os miados dos gatos, o lixo fedorento na calçada ou o volume do rádio. O bom vizinho é sempre um tesouro, especialmente se os parentes morarem longe. SEJA ESPERTO. USE UM MP3 E OUÇA MÚSICAS COM FONES DE OUVIDO, PARA SE LIVRAR DOS BARULHOS QUE O INCOMODAM. UM FRANK SINATRA, JOBIM, NAT KING COLE... ACALMARÃO VOCÊ E O FARÃO LEMBRAR-SE DOS BONS TEMPOS... SEM SAUDOSISMO... SE ESTIVER DEPRESSIVO ATAQUE DE ELVIS, BEATLES, CREEDENCE, ROLING STONES... TUDO DO NOSSO TEMPO!!!!
7)      Cuidado com o nariz. E não se intrometa na vida dos filhos adultos. Eles são seres com cérebro, coração, vontade e contam com muitos anos para cometerem seus próprios erros.  FECHE A MATRACA! Gostamos tanto de dar palpites.
8)      Fuja do vício mais comum na velhice que é a “PRESUNÇÃO”. A longa vida pode não ter-lhe trazido a sabedoria. Há muitos que chegam ao fim da jornada tão ignorantes quanto no início dela. FAÇA DE CONTA QUE VOCÊ NUNCA VIVEU NADA! EXPERIÊNCIA NÃO SE PASSA! FIQUE SÓ OBSERVANDO OS ERROS E NÃO SE META, A MENOS QUE ALGUÉM TE PEÇA A OPINIÃO... RESISTA À VONTADE DE DÁ-LA. TUDO QUE É DE GRAÇA, NÃO TEM VALOR !       Deixe que a “humildade” seja sua marca mais forte!
9)       Os cabelos brancos não te dão o direito de ser ranzinza e inconveniente. Lembre-se que toda paciência tem limite e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a sua morte. Aprenda a jogar xadrez, usar o MSN, o ORKUT... Ocupe sua mente com outras coisas. NÃO ENCHA O SACO DOS OUTROS.
10)  Não seja repetitivo, contando a mesma história três, quatro, cinco vezes. Quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê a passagem para o futuro.  FIQUE DE BOCA FECHADA E SERÁ UM SÁBIO!  LEMBRE-SE QUE VOCÊ TEM DOIS OUVIDOS E UMA BOCA SÓ : portanto, procure falar menos e ouvir mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário