Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Os Mitos do Comportamento Humano.

Acabou de ser publicado um livro muito interessante: “Os 50 Maiores Mitos Populares da Psicologia – Derrubando famosos equívocos sobre o Comportamento Humano”. Eis os autores: Scott O. Lilienfeld, Steven Jay Lynn, John Ruscio e Barry L. Beyerstein. Editora Gente.
Quer para os profissionais da psicologia, quer para o público em geral, vale a pena dar uma olhada nestes mitos. É através do conhecimento que mudamos nosso modo de pensar.
Escrevo aqui alguns destes mitos, com alguns comentários.

- Mito - Os "gordinhos" são mais alegres e simpáticos do que as pessoas não obesas.
Fato - Existe pouca relação entre obesidade e alegria; na verdade, a maioria das pesquisas sugere fraca associação positiva entre obesidade e depressão. Então, pare de comer, pensando que você será um gordinho agradável e bem humorado. Um novo Jô Soares.

- Mito - Muitas vezes, os antidepressivos transformam as pessoas em "zumbis".
Fato - Os antidepressivos não tornam as pessoas extremamente apáticas ou inconscientes dos acontecimentos ao seu redor. Ministrados por um profissional e de acordo com as necessidades do paciente, eles podem auxiliar o tratamento. O supermoderno “bipolar” pode e deve ser tratado sem medo.

- Mito - A maioria das fobias está relacionada diretamente a experiências negativas com o objeto do medo.
Fato - A maioria dos portadores de fobias não relata nenhuma experiência traumática direta com o objeto de seu medo Então nada de querer justificar o medo de cachorro com aquela sua experiência com  o cachorrão do vizinho.

- Mito - Doenças psicossomáticas estão inteiramente na "cabeça das pessoas".
Fato - Doenças psicossomáticas, agora chamadas transtornos psicofisiológicos, são verdadeiras condições físicas causadas ou agravadas pelo estresse e por outros fatores psicológicos. Incluem a asma, a síndrome do intestino irritável e algumas dores de cabeça. Aqui mora o perigo. Você poderá morrer de uma doença “psicossomática”, se ´pensar que tudo está  SÓ na sua cabeça.

- Mito - "Contar carneirinhos" ajuda as pessoas a adormecer.
Fato - Os resultados de um estudo mostram que instruir insones a contar carneirinhos na cama não os ajuda a dormir. Pare com isto. Vá tomar um chá ou leite morno. Ou leia. Você pode não acabar com a insônia, mas ficará mais culto.

- Mito –Despertar um sonâmbulo é perigoso.
Fato - Despertar um sonâmbulo não é perigoso, embora possa provocar desorientação. Esse mito estava vem arraigado.

­- Mito - As memórias de tudo o que vivenciamos são armazenadas permanentemente em nosso cérebro, mesmo que não possamos ter acesso a todas elas.
Fato - Não há nenhuma evidência para essa afirmação; além disso, o nosso cérebro não é grande o suficiente para armazenar as lembranças de tudo o que vivenciamos. Portanto, não nos preocupemos se não conseguimos nos lembrar de tudo.

- Mito - A satisfação conjugal aumenta após os casais terem filhos.
Fato - A satisfação conjugal despenca consistentemente após os casais terem filhos, embora em geral volte a aumentar mais tarde. Hum... Sem comentários.

- Mito - A maioria dos psicopatas não tem contato com a realidade.
Fato - A maioria dos psicopatas é completamente racional e consciente de que suas ações estão erradas, mas eles não estão preocupados com isso. Ou melhor, não se sentem culpadas. Vejam os casos que saem nos jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário