Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Como Passar o Natal Sozinho.


Natal e festas de fim de ano são péssimos momentos para quem está sozinho, ou rompeu algum relacionamento e ou perdeu um parente querido. Dias onde há um grande número de suicídios.
Talvez uma das possibilidades de não sofrer muito nestes momentos  seja a de não valorizá-los exageradamente. Relativize-os. Afinal, Natal é a comemoração do nascimento de alguém há mais de dois mil anos e que talvez você nem acredite nele. Nunca o viu. Não foram amigos e nem conhecidos. E nem estava no seu facebook. Então, para que este auê todo? Bobagem. Se você acredita que o Menino que nasceu é Deus, vivencie o Natal à moda antiga: com reflexão, meditação, orações e recolhimento.
Ano Novo? Que história mais boba.”Anos” são símbolos. E antigamente “ano novo” era comemorado em outras datas. Outros povos tem outros dias. Vai sofrer por causa disto? “Me poupe”, como me dizia uma loura estagiária dos velhos tempos de empresa.
E tem mais: não quer dizer que todos os futuros natais serão deste jeito. Podem ser piores (então, já está se preparando). Ou melhores (oba, oba... mas calma).
Mas, não podemos evitar a situação: gente sozinha e o Natal.
Este texto, que  traduzi, li em “The art of non conformity” e  talvez ajude.

Eu me lembro do Natal como o dia que eu me dedicava totalmente a mim mesmo.
Estratégia nº 1: Deitar o m ais cedo possível (vale uma ajuda de taça de vinho ou um rivotrilzinho e... levantar o mais tarde possível. 
Estratégia nº 2: Encher todo o dia com tantas coisas para ocupar minha mente sem me sentir solitário. Um café da manhã caprichadíssimo, preparar um almocinho. Se tiver cinema, ir. Parque, também. Fazer caminhada e suar. Pegue uns loivros antigos para ler.
Não trabalhava, pelo menos não completamente. Sentia-me triste e deprimido na maior parte do dia. Focava então na tentativa de superar esta situação e continuar vivendo, acreditando que os próximos anos seriam melhores.
Não precisa ser assim, claro. Você pode ter um dia maravilhoso, sozinho. Faça uma viagem, sozinho, vá a um bom restaurante também sozinho, tome um vinho sem ter ninguém ao lado dizendo: nossa, você bebe, hein, e aproveite a oportunidade de refletir sem aquela barulheira toda.
Bem, algumas vezes você estará sozinho enquanto todo mundo está comemorando, trocando presentes, ceiando com a família e você não consegue evitar a tristeza. Nenhum “ei, ânimo” vai ajudar. Você vai ter que passar por isto.
Se você estiver sozinho neste Natal, provavelmente você não será o único. Mas lembre-se de uma frase que você já pode ter ouvido: “calma, a vida é dura; todos passam por maus momentos.”

P.S.  Este “tome um vinho sem ter ninguém ao lado dizendo: nossa, você bebe” é de minha autoria.

4 comentários:

  1. Mário Cleber,
    A melhor passagem do texto foi com certeza a sua!!!
    E sobre a estagiária dizendo "Me poupe": hoje ela pensa duas vezes antes de falar assim.... rs
    Bjssssssss!!!

    ResponderExcluir
  2. Cleber, estava me preparando para escrever um tanto de coisa a propósito dessa data, mas você fez o favor de dar uma porretada no tema, jogando pedaço pra tudo quanto é lado. De qualquer modo, apesar de não compartilharmos o Facebook, somos amigos e é em nome dessa amizade que estou lhe enviando um abraço e desejando tudo de bom, apesar do Natal, do Vovô Noel e do Ano Novo. Etelvaldo.

    ResponderExcluir
  3. Mais um ano passarei sozinha, meu niver dia 23, Natal, Ano Novo...Possivelmente sobreviverei como nos anos passados!!!

    ResponderExcluir
  4. O problema é que tdo nos influencia a dar importancia a data , seja um vizinho com aquela familia enorme que nos faz lembrar do tempo rm que eramos novos e passavamos com a familia , muito amor e confraternizacao eu cresci com isso e hoje sem trabalho , com a familia separada e longe , sem meu filho por perto , putz . . . Nao desejo isso pro meu pior inimigo porque dói e não é pouco , eu queria entender o proposito de Deus para comigo me fazendo sofrer de tal maneira. :( que vontade de deixar de existir

    ResponderExcluir