Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Atenção Dividida. O que é isto?

Eu próprio na introdução do blog falo que devo reter sua atenção. Tudo chama a nossa atenção. De todos os lados vêm coisas para desviar a nossa atenção. E ainda surge esta tal de atenção dividida? O que é isto? Vejam que texto interessante para início de ano. (leiam com "atenção"...).


... é   noite e você está dirigindo num bairro desconhecido tentando encontrar a rua da casa que você alugou para as férias. Você diminui a velocidade, abaixa o volume do rádio, para de falar com seus passageiros, e olha todas as placas ao seu redor. Mas por que abaixar o volume do rádio ou parar de falar se isso não afeta sua visão? Ou será que afeta?
Pesquisadores descobriram que nossa atenção é extremamente limitada. Se ela estiver direcionada a processar a audição, ela efetivamente reduz a capacidade do cérebro de processar a visão. Isso significa que quando falamos ao celular enquanto dirigimos, mesmo que pelo viva-voz, alguma outra capacidade necessária para guiar acaba sendo prejudicada.
Esse exemplo trata da chamada “atenção dividida”, ou a capacidade de prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo, a famosa multitarefa. Desenvolver esse tipo de atenção é geralmente muito mais difícil do que desenvolver a “atenção concentrada”, que é aquela que lhe permite se focar em uma coisa e filtrar as distrações.
A atenção dividida, assim como os outros tipos de atenção, é afetada por uma série de fatores, sendo um dos principais a fadiga. Quanto se está cansado, é muito mais difícil se concentrar. A depressão também tem um efeito similar. Na verdade, muitas reclamações de memória podem ser relacionadas à perda de capacidade atencional devido à fadiga ou depressão.
Saiba também que a idade reduz a capacidade atencional e, consequentemente, requer um maior processamento cerebral para inibir as distrações e se manter concentrado. Mas nem tudo está perdido... Veja a seguir algumas dicas de como melhorar a capacidade de fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo:
·         Escolha tarefas bastante diferentes. É muito mais difícil executar ao mesmo tempo duas tarefas muito   similares, como ler e conversar, do que tarefas muito distintas, como caminhar e conversar. Sempre ajuda quando você puder utilizar regiões diferentes do cérebro.
·         Pratique bastante. Quanto melhor for seu desempenho em cada tarefa independentemente, melhor será ao executá-las ao mesmo tempo, mesmo que haja uma perda de desempenho ao executá-las ao mesmo tempo.
·         Mantenha simples. Se você tiver que ser multitarefa, você terá mais sucesso se executar simultaneamente tarefas simples, ao invés de tentar resolver mentalmente uma equação de segundo grau enquanto escreve um romance.
·         Treine o seu cérebro. A atenção pode ser aperfeiçoada pelo treinamento da atenção e da memória de trabalho, o que pode ajudar pessoas com déficits de atenção (como TDAH) e melhorar o raciocínio no geral.
Então, você não está ficando maluco se abaixar o volume do rádio quando está perdido. Você simplesmente está ajudando o seu cérebro a focar na sua missão, que é encontrar o endereço!
 

Um comentário:

  1. como sempre nosso amigo Mário Cleber trazendo novos assuntos à baila, para nossa meditação e conhecimento. Excelente artigo!

    ResponderExcluir