Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

domingo, 26 de janeiro de 2014

A CURA PARA O TÉDIO.


“A cura  para o tédio é a curiosidade. Não existe cura para a curiosidade”  Dorothy Parker.

Não sei quem é Dorothy Parker, mas sei quem é Chris Gellibeau: um escritor que tem uma página na internet, cujos artigos são bem interessantes. O de hoje vai discorrer sobre o Tédio. Traduzo-o com minhas palavras.
“Meu objetivo é viver me maravilhando. Às vezes, falho. Mesmo nas estradas, onde me sinto mais em casa, acostumo-me muito rápido com a beleza e a experiência. Este champagne na primeira classe não está como eu gosto. Ou esta fila de limusines não anda...
Assim como a melancolia ataca todos os extratos sociais – do pobrinho ao ricaço -, assim também o tédio.
Você está numa boa quando de repente, sem mais nem menos bate uma velha sensação em você: fica aborrecido e desencantado. Esta vida não vale nada. Oh céus.
Melancolia é dose, mas o tédio é fácil de ocorrer. Não acho que a resposta é: seja feliz. A resposta deve ser: fique presente e consciente. O antídoto, como disse a escritora lá em cima,  é curiosidade.
Quero ser curioso. Quero fazer perguntas e conhecer pessoas diferentes. E quando alguma coisa der errado (ir para Contagem e me perder no caminho), quero me abrir para novas direções. (Confesso que não foi fácil esta ida a Contagem. Fiquei nervoso, bem p. da vida).
Se acontecer com você, é hora de esticar as pernas e pisar firme em terreno desconhecido. Mude os hábitos.  Acorde mais cedo ou durma até mais tarde. Faça Cooper em outra praça.  Pare de fazer coisas que  o deixam para baixo. Reduza as decisões ao foco.
Todo mundo pode cair na rotina. Você pode cair na rotina mesmo viajando para o exterior todo mês.
Quando bater o tédio, volte correndo para a curiosidade.
Está procurando novos desafios?
a)    Escreva um livro.
b)    Venda-o.


Um comentário:

  1. Gostei, caro Mário Cleber!
    Sobretudo neste horário do Domingo que o tédio nos campeia!

    ResponderExcluir