Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

sábado, 7 de dezembro de 2013

3 Lendas da África. Homenagem a Mandela.

Morreu Mandela. O que posso dizer sobre ele? Nada. Sua história de vida, suas lutas, seu carisma, o seu legado para o mundo todo... ah, qualquer palavra vai soar desnecessária.
Pensei, então, em passar para meus leitores algumas lendas da África. O que há de mais belo, mais importante, mais rico do que as lendas de um povo? Somente este povo. Continental.

O Leopardo e o Fogo

Antigamente o leopardo e o fogo eram grandes amigos. O leopardo vivia como agora, na selva, e o fogo em uma caverna.

As vezes o leopardo fazia longas caminhadas para ir ver seu amigo fogo... Um dia, o leopardo diz ao fogo: - Porque não devolves minhas visitas ? E porque estás sempre aqui metido nesta caverna, em companhia destas pedras pretas ?.

O fogo lhe respondeu: É muito melhor que eu esteja aqui. Se saio, posso ser muito perigoso. Mas o leopardo insistiu tanto, que no fim convenceu seu amigo, que disse: Bem, mas primeiro limpa cuidadosamente a explanada que tem diante da caverna...

O leopardo era um tanto que preguiçoso, assim arrancou as ervas, mas deixou alguma que outra folha seca no caminho da explanada. Quando o fogo saiu de sua caverna, se transformou em seguida em um grande incêndio que impulsionado pelo vento, chegou até as copas das árvores..

O leopardo aterrorizado, começou a correr de uma lado para outro e queimou sua pele. Por isso, hoje, o leopardo leva os sinais das queimaduras e quando vê ao longe o seu amigo o fogo, foge como louco...


A Serpente

Uma das lendas Africanas diz que certo dia, o deus Leza veio à Terra e perguntou a todas as criaturas vivas quem desejaria não morrer nunca mais. Como todos dormiam, somente a cobra respondeu "EU". Começava a crença de que as serpentes nunca morrem e rejuvenescem todas as vezes que trocam de pele.

A Origem do Baobá.

O Criador inicialmente plantou o Embondeiro na bacia do Congo, mas a árvore queixou-se do encharcamento constante das raízes que fazia o tronco inchar.
Então, o Criador, mudou-a para os Montanhas da Lua da África oriental. Mas o Embondeiro continuou a refilar por causa da umidade desconfortável. O Criador acabou por enfurecer-se, pegou no tronco inchado, e atirou-o para uma parte seca de África. A árvore aterrou de cabeça para baixo, ficando com as raízes definitivamente no a ar.

Em algumas partes da África, acredita-se que espíritos maléficos habitam as suas flores, e por isso, qualquer pessoa que apanhe uma flor será devorado por um leão. Em Madagascar, o Embondeiro de Grandidier (Adansonia grandidieri), é tido como o lugar de repouso dos espíritos; por isso, são feitas ofertas que são depositadas na sua base para assegurar fertilidade, boas colheitas e boa sorte.

2 comentários:

  1. Realmente diante de um homem tão transcendente, tão importante no contexto da história...ficamos sem palavras....
    Antônio Carlos Faria Paz.-Itapecerica/MG

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Antônio Carlos. Você usou bem a palavra: transcendente. Ele transcende a condição humana.. Muito bem colocado.
    Mário Cleber

    ResponderExcluir