Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tiradas Filosóficas de Chaves




Quem não assistiu ao programa Chaves levante a mão. É raro alguém não ter visto nada nestas mais de duas décadas que o Chaves freqüenta a nossa TV.  Este final de semana, saiu uma notícia falsa na internet, falando da morte de Chaves. Já tinha este texto preparado anteriormente, então resolvi postá-lo neste momento e falar que até agora o ator está bem vivinho.
Frases dele ou de outros personagens e uma explicação sobre elas.
"Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar" -
Seu Madruga podia até não ser muito fã do trabalho, mas sempre soltava suas pérolas de sabedoria. Se alguém acha que trabalhar para ganhar dinheiro é difícil, uma boa alternativa é tentar ganhar dinheiro sem trabalhar. Assim, a essência filosófica do que ele disse é: ganhar dinheiro trabalhando é fácil. Difícil mesmo, é encontrar uma forma de fazer as verdinhas chegarem até a nossa conta bancária sem mover um dedo. E é por isso que aposentado ganha pouco.

"Da discussão nasce a luz" –
Esta é certamente uma das pérolas da Chiquinha." Da discussão nasce a luz" é creditada frequentemente ao filósofo Ptolomeu. Mas foi mesmo imortalizada pela filha de Seu Madruga nas mentes dos brasileiros. O que mostra como estes programas podem ser cultos.  Muitos significados são atribuídos a esta frase, um dos mais populares é que de embates e debates podemos tirar inovação, conhecimento e desenvolvimento. A própria palavra luz é muitas vezes associada à noção de ideia e inovação, aprendizado e sabedoria. Quando queremos representar uma ideia, geralmente desenhamos uma luz acesa sob a cabeça do autor da ideia. Veeja o Professor Pardal de Walt Disney.

“Foi sem querer, querendo”.
Será mesmo? Uma coisa é fato: Se Freud não explica, pode deixar que o Chaves o faz. " Foi sem querer querendo" se consagrou como um dos clássicos da série. Sempre utilizado pelo Chaves como uma forma de assumir a falta de controle de seus impulsos, principalmente os ligados à fome.
Mas, o que a frase do Chaves realmente reflete é como o nosso subconsciente, aquela parte de nós que detestaríamos encontrar na rua, está sempre aprontando alguma conosco. Enquanto uma parte de nós que fazer o que é certo ou aceitável, tem sempre uma pequena parte da gente que adoraria ser a vilã da vida dos outros e mostrar suas garras para tudo e todos. Pois as ações podem revelar o Médico ou o Monstro que habita em cada um. (Aproveite e veja a história de O Médico e o Monstro)
"Volta o cão arrependido com suas orelhas bem fartas, com o seu osso ruído e com o rabo entre as patas" -
Uma das frases campeãs de popularidade no Chaves. "Volta o cão arrependido" é um tesouro do seriado. Representando aquele sentimento de Déjà vu, ou eu já sabia, e o que mais eu poderia esperar, sempre que alguém repete uma asneira ou trollagem previsível e esperada.
"Pra que perguntar uma coisa que se nota a quilômetros".
Nada de reinventar a roda. Há atitudes que realmente simplificam a vida. Saber fazer bom uso do tempo é certamente uma delas. Tempo é a riqueza mais preciosa que podemos ter. Então se formos inteligentes não perderemos o nosso tempo fazendo perguntas para as quais já sabemos a resposta, e sim, procurando respostas para perguntas que ainda não sabemos como responder.

"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena"
Cunhada por Seu Madruga e repetida inúmeras vezes por Chaves. A frase, sem dúvida, deveria estar pendurada nas portas das vilãs de novela como Carminha e Nina de "Avenida Brasil" e que parecem nunca ter assistido ao Chaves, escolhendo viver em uma eterna picuinha. Já faz tempo que a ciência aponta que a vingança não faz ninguém se sentir realmente melhor depois de praticada, e realmente parece induzir o sentimento oposto ao de satisfação. Então se a vingança é um prato que se come frio, segundo a filosofia de vida do Chaves é melhor deixar para prepará-lo outro dia. Dois políticos mineiros, já mortos, eram tidos como grandes guardadores de ódio na geladeira.).
"Pois é, pois é, pois é, pois é…."
Adoro esta frase. Já desanuviei um “climão” com ela. Pois é, apesar de simples, esta frase nos conta muito. Nela a Chiquinha nos deixa saber que de nada adianta brigar com o mundo. Isto porque algumas coisas simplesmente são do jeito que são. Não adianta opinar, reclamar ou apontar. Em alguns momentos só nos resta concordar e seguir adiante, afinal: a boa vida é simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário