Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As Peneiras de Hiram

Não tenho hábito, hoje, de ouvir as práticas dos padres na Missa. (Excetuando as do Frei Cláudio, na Igreja do Carmo em Belo Horizonte). Sempre as achei um tanto longe da realidade do dia a dia. Penso que algo de concreto, de prático, de objetivo para mudar certos comportamentos das pessoas, seria bem melhor. Esta historinha das Peneiras de Hiram é  pertinente para o “amar o próximo” e “não levantar falso testemunho”. Se alguém já as conhece, vale a pena relembrá-las.


As Peneiras de Mestre Hiram
 
 
Meia noite em ponto!
    Mais uma jornada, na construção do Templo, terminara.

    Cansado por mais um dia, Mestre Hiram recostou-se sob o frescor do ébano, para o tão merecido descanso.

    Eis que, subindo em sua direção, aproxima-se seu Mestre Construtor predileto, que lhe diz:

    - Mestre Hiram... Vou lhe contar o que disseram do segundo Mestre Construtor...

    Mestre Hiram com sua infinita sabedoria responde:

    - Calma meu Mestre predileto  ; antes de me contares algo que possa ter relevância, ja fizeste passar a informação pelas "Três Peneiras da Sabedoria?".

    - Peneiras da Sabedoria???
    Não me foram mostradas, respondeu o predileto!

    - Sim... Meu Mestre! Só não te ensinei, porque não era chegado o momento; porém, escuta-me com atenção:

    - Tudo quanto te disserem de outra pessoa, passe antes pelas "Peneiras da Sabedoria" e, na primeira, que é a da Verdade, eu pergunto:

    - Tens certeza de que o que contaram é realmente a Verdade???

    Meio sem jeito, o Mestre respondeu:
    - Bom não tenho certeza realmente, só sei que me contaram...

    Hiram continua:
    - Então, se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da primeira Peneira e repousa na segunda, que é a Peneira da Bondade. E, eu te pergunto:
    - É alguma coisa que gostarias que dissessem de ti???

    - De maneira alguma Mestre Hiram...claro que não!

    - Então a tua história acaba de passar pelos furos da segunda Peneira e, caiu nas cruzetas da terceira e última; e, te faço a derradeira pergunta:

    - Achas mesmo necessário passar adiante essa estória sobre teu Irmão e Companheiro?

    - Realmente, Mestre Hiram, pensando com a luz da razão, não há necessidade...

    - Então ela acaba de vazar os furos da terceira Peneira, perdendo-se na imensa terra.
    - Não sobrou nada para contar.

    - Entendi poderoso Mestre Hiram.
    Doravante, somente verdades e boas palavras terão caminho em minha boca.

    - És agora um Mestre Completo.
    - Volta a teu povo; contrói Templos, pois terminastes teu aprendizado.

    

Sabedoria de Salomão 
Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário