Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um Poema, despedindo-se de 2010

Sou um leitor esporádico de poesias. E de vez em quando tenho a sorte de cair-me nas mãos um livro de poemas que vale a pena ler. Foi asssim com Manoel Bandeira em Meus Poemas Preferidos, um outro de Cecília Meireles, ganho de presente; o naturalista - meu adjetivo - Manoel de Barros, quando frequentava a Biblioteca Infanto Juvenil para promover meu próprio livro de contos. E eis que de repente me deparo com "Os Dias", de Adriano Menezes (li-o de um fôlego só). Mineiro de São Vicente de Minas, pertinho de minha Andrelândia, que conheci pessoalmente numa manhã de curso sobre Inteligênica Emocional na Maxion. Hoje  mora em Ouro Preto, continua produzindodo, sendo influenciado pelo clima da cidade, como se pode ver neste poema a seguir. Foi publicado no Suplemento Literário do jornal "Minas Gerais", um marco cultural na imprensa mineira. Desejo que meus leitores degustem desta bela poesia de Adriano Menezes, neste - usando o chavão - apagar das luzes de 2010.


MUDA

Adriano Menezes




Depois ela disse que sentiu
uma coisa ruim
ao chegar a Ouro Preto .
Eu senti uma coisa ruim
quando ela disse. Queria
então mulher e cidade .
Eu devia desconfiar,
a escura nuvem sobre a casa
a perturbava sobremaneira,
e o passeio estreito, e as ladeiras,
talvez a falta de girafas
no Padre Faria ou
a desistência das flores
com talidomida que nos olhavam
míopes do jardim
que ainda não havia...
Se perdeu de minhas mãos.
A cidade continua comigo:
mofando livros,
avacalhando meus amores,
restituindo-me a asma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário