Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

domingo, 20 de abril de 2014

Três Regras para a Paz de Espírito e um Conto sobre a Paz Perfeita.

Três regras que podem mudar sua vida e lhe dar paz de espírito:

PARADOXO: a vida á um mistério, não desperdice seu tempo tentando entendê-la.

HUMOR: mantenha seu senso de humor, especialmente com relação a você mesmo. É a força além de todas as medidas.

MUDANÇA: nada permanece imutável. Adapte-se.


Agora, um conto:


Uma vez, um rei ofereceu um grande prêmio ao artista que pudesse captar em uma pintura a paz perfeita. Muitos artistas tentaram. O rei observou e admirou todas as pinturas, mas houve apenas duas que realmente lhe agradaram, e teve que escolher entre elas.
A primeira era um lago muito tranquilo. Esse lago era o espelho perfeito no qual se refletiam plácidas montanhas que o cercavam. Sobre elas, encontrava-se um céu muito azul com tênues nuvens brancas. Todos os que olharam para essa pintura pensaram que refletia a paz perfeita.
A segunda pintura também tinha montanhas, mas eram escabrosas. Sobre elas, havia um céu furioso do qual caia um impetuoso aguaceiro com raios e trovões. Uma espuca corrente de água parecia retumbar montanha abaixo. Ali, nada parecia pacífico.
Quando o rei observou atentamente, descobriu por trás da torrencial cascata um delicado arbusto que crescia em uma fenda da rocha; a arvorezinha tinha em um de seus galhos um ninho. Alí, no meio do rugir da violenta queda d'agua, repusava placidamente um passarinho em seu ninho... A paz perfeita.
O rei escolheu a segunda pintura e disse: "Paz não significa estar em um lugar sem barulho, sem problemas, sem trabalho duro ou sem dor: Paz significa que, apesar de estar em meio às vicissitudes, somos capazes de manter a calma dentro de nosso coração. Esse é o verdadeiro significado da paz".
Autor desconhecido

2 comentários: