Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"MEIA". Eta palavrinha !!!


Como é difícil para estrangeiros entender o português falado no Brasil. Veja esta crônica e depois me digam se não é verdade.
Quem me enviou foi minha ex colega do Pleno Viver, Iara Fantauzzi, sempre amável e querendo a melhoria do blog.
Incialmente coloquei o texto sem saber quem era o autor. Este, o autor, me deu a honra de acessar o blog e me mandou um comentário amável, pedindo , com toda justiça, que não deixasse de colocar o nome de quem escreveu o artigo. Faço-o, com prazer, e pedindo desculpas por não tê-lo situado anteriormente.
Ele se chama Jansen Viana e o texto foi publicado em
 http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4001596 


O tal do "meia" em português

 TROCANDO SEIS POR MEIA DÚZIA 

- Por favor, gostaria de fazer minha inscrição neste Congresso.
- Pelo seu sotaque vejo que o senhor não é brasileiro. O senhor é de onde?
 - Sou de Maputo, Moçambique.
 - Da África, né?
- Sim, sim, da África.
 - Aqui está cheio de africanos, vindo de toda parte do mundo.
 - O mundo está cheio de africanos.
 - É verdade.
 - Se pensar bem, veremos que todos somos africanos, pois a África é o
 berço antropológico da humanidade ...
 - Pronto, tem uma palestra agora na sala meia oito.
 - Desculpe, qual sala?
 - Meia oito.
 - Podes escrever?
 - Não sabe o que é meia oito, sessenta e oito, assim, veja: 68
 -Ah, entendi, meia é seis.
 - Isso mesmo, meia é seis. Mas não vá embora, só mais uma informação:
 a organização do Congresso está cobrando uma pequena taxa para quem
 quiser ficar com o material, DVD, apostilas, etc., gostaria de
 encomendar?
 - Quanto tenho que pagar?
 - Dez reais. Mas estrangeiros e estudantes pagam meia.
- Hummm... que bom. Ai está, seis reais.
 - Não, o senhor paga meia. Só cinco, entende?
- Pago meia? Só cinco? Meia é cinco?
 - Isso, meia é cinco.
- Tá bom, meia é cinco.
- Cuidado para não se atrasar, a palestra começa às nove e meia.
 - Então já começou, são nove e vinte.
 - Não, ainda faltam dez minutos. Como falei, só começa às nove e meia.
- Você pode escrever aqui a hora que começa?
 - Nove e meia, assim, veja: 9h30min.
- Ah, entendi, meia é trinta.
 - Isso, mesmo, nove e trinta. Mais uma coisa senhor, tenho aqui um
 folder de um hotel que está fazendo um preço especial para os
congressistas, o senhor já está hospedado?
 - Sim, já estou na casa de um amigo.
 - Em que bairro.
- Nas trinta bocas.
- Trinta bocas? Não existe esse bairro em Fortaleza, não seria nas seis bocas?
- Isso mesmo, no bairro meia boca.
- Não é meia boca, é um bairro nobre.
 - Então deve ser cinco bocas.
 - Não, seis bocas, entende, seis bocas. Chamam assim porque há um
encontro de seis ruas, por isso seis bocas. Entendeu?
 - E há quem possa entender?

 (((do livro: PLANTÃO DA ALEGRIA)))

3 comentários:

  1. Sinto-me lisonjeado por postar meu texto em seu blog, mas peço a gentileza de citar a autoria.
    http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4001596
    Grato,
    Jansen Viana

    ResponderExcluir
  2. Jansen, desculpe-me. inicialmente o texto me fora enviado por uma colega sem o nome da autoria. Já fiz as correções devidas e com meu pedido formal de desculpas.
    Muito oberigado e vou acessar o recanto de letras

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Mário. Parabéns pelo blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir