Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

domingo, 10 de junho de 2012

Quer ter uma pele saudável?


Talvez os leitores poderão pensar que estou puxando sardinha para o meu lado, já que sou psicólogo. Mas nada disto, mesmo porque não sou muito chegado em sardinha. Mas o texto a seguir é bem esclarecedor nas explicações, e baseado em pesquisas brasileiras.. Leiam, e , se possível, façam o que ele esta sugerindo.


QUER TER UMA PELE SAUDÁVEL? FAÇA PSICOTERAPIA.


"Se você tem problema emocional, a pele é a primeira que vai mostrar isso", destaca Marisa Bapetista Livrari, terapeuta cognitiva comportamental. De acordo com ela, isto acontece porque a cútis é rica em terminações nervosas, portanto, está conectada a todas as partes do corpo, especialmente ao cérebro.

Devido a essa proximidade, uma equipe de psicólogos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul avaliou, em 2009, um grupo de 205 pessoas de 20 a 49 anos com problemas na epiderme, e observou que 63% havia sido exposto a estresse ou outro tipo de alteração emocional.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a cada três pacientes com problema de pele, um tem agravante emocional. "São lesões causadas pela própria pessoa. Ela manipula e machuca a pele, mas não tem consciência disso", destaca Jefferson Alfredo de Barros, dermatologista, mestre em ciências da saúde e professor de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Segundo o especialista, quem costuma sofrer mais com as doenças emocionais, que acabam refletindo na pele, são as mulheres. Os problemas vão desde psoríase - descamação na cútis - até cicatrizes causadas por pouca quantidade de acne.

Para Marisa, o fato de a mulher desempenhar diversos papéis, tanto na sociedade quanto em casa, exige grande suporte emocional, que geralmente a maioria delas não têm. "A mulher não percebe que precisa pôr pra fora todo o estresse do dia a dia. Mas, para não desenvolver este tipo de doença psicossomática, é preciso recorrer às atividades prazerosas, aos hobbies."

Prevenir é o melhor remédio
Não se expor às situações estressantes é quase impossível. Porém, para evitar o surgimento de doenças por conta dos problemas, é preciso canalizar esse tipo de emoção em atividades que podem ajudar a relaxar. "A mulher tem que aprender a pensar primeiramente nela mesma", comenta Marisa. Atividades físicas, cursos e outras tarefas, quando desenvolvidas com prazer, podem ajudar. Além disso, a psicoterapeuta recomenda a terapia para amenizar a pressão da "multifuncionalidade" feminina.

Doenças
De acordo com Jefferson, cada paciente responde de maneira diferente às emoções. Por isso, é importante estar atento ao aparecimento de manchas na pele sem motivo aparente e, procurar um dermatologista o quanto antes para que ele indique o melhor tratamento. Veja alguns dos problemas mais comuns que podem ser agravados por problemas emocionais.

Psoríase
A doença inflamatória provoca descamação da pele e afeta 2% da população mundial, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Localizadas frequentemente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco, as lesões não são sintomáticas. "O problema não é provocado pelo cérebro, mas pode ser agravado, se o paciente estiver exposto a situações de muito estresse, como a morte de algum familiar, por exemplo", explica o dermatologista.

Dermatite seborréica
Popularmente conhecida como caspa, o problema é causado pela infecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo, como no couro cabeludo. Existe tratamento, mas a dermatite seborréica pode ser intensificada pela carga emocional.

Vitiligo
Descoloração em regiões do corpo, como o cotovelo e o rosto, o problema não provoca danos à saúde, mas à autoestima do paciente. Apesar de não ter origem no cérebro, pode piorar com os problemas emocionais.

Dermatite Atópica
São lesões com vermelhidão e ressecamento da cútis, e pode aparecer em diferentes partes do corpo. Também podem ter o aparecimento explicado pelo acúmulo de emoções fortes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário