Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Obesidade Física e Obesidade Mental.

Sempre encontro textos interessantes na internet. Se as ideias batem com o meu pensamento, gosto de partilhar com meus leitores. Este texto traz muitos conceitos para refletir. Ficar preso ao passado, guardar mágoas e dar uma de vítima neste mundo cruel, isto não leva a lugar nenhum. É um atraso. Passemos ao texto que começa com um problema atual: a obesidade.

Hoje em dia a obesidade é vista como uma doença e, como doença, deve ser tratada, com a maior seriedade possível.
A obesidade vista pelos olhos da psicossomática nada mais é que um reflexo de um confronto interno, relacionado com as emoções que, por algum motivo, consciente ou inconsciente, foi reprimido com o intuito de evitar alguma dor.
A briga constante com a balança em busca do “corpo perfeito”, na realidade, também é um enorme reflexo de uma briga interna muito profunda e que pode durar muitos anos .
Muitas pessoas hoje em dia perderam a fé, a autoestima e o amor próprio e na falta deles passam a buscar desesperadamente o  amor dos outros como forma de compensar o que não têm.
Infelizmente isto não é suficiente, por que nem sempre conseguem suprir essa necessidade e ai passam a sentir um enorme vazio dentro de s,i e procuram preenche-lo com comida.
Como o vazio não some, a pessoa passa a buscar mais e mais consolo na comida, pois sua necessidade de amor não foi suprida.
A doença surge neste círculo vicioso.
Qual a finalidade da doença?
A doença tem a finalidade de nos avisar que algo não está bem dentro de nós, mas muitas vezes essas mensagens são interpretadas erroneamente e algumas pessoas passam a acreditar que a causa de sua infelicidade seja o excesso de peso, e não aceitam que o excesso de peso é só um sinal de algum outro conflito, talvez um pouco mais profundo e difícil de ser identificado. O excesso de peso é consequência e não causa do sofrimento mental.
Nossa mente é sábia e está sempre em busca de equilíbrio e essa constante busca pode ser feita através da compensação. É como se nosso subconsciente pensasse assim:
“Se eu não consigo preencher esse vazio, preencherei com a comida .”
Nem todas as pessoas buscam consolo na comida, algumas buscam preencher esse vazio de outras formas, como: consumismo excessivo, drogas, álcool, sexo desregrado, brigas, dinheiro, poder, doenças, síndromes,  violência de todos os tipos, fofocas, trabalho excessivo ou se excluindo completamente do mundo, vivendo reclusas em seu mundo.
Cada pessoa tem a sua própria fórmula de preenchimento do vazio, muitas vezes secretas até para si mesmo.
A gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger ou se esconder dos problemas externos.
Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar com muita facilidade, buscam se proteger atrás da gordura, que representa a maciez de um abraço.
Lembre-se:
“ Quanto mais você “ engolir “ e guardar em seu corpo mágoas, tristezas, culpas, remorsos, senso de injustiça, senso de abandono, frustrações , decepções, entre outros, mais o seu corpo engordará. “
Para você superar definitivamente essa dificuldade de emagrecer terá de compreender que toda expectativa gera frustração. Por isto não fique esperando acontecer o que você deseja, nem queira que as pessoas sejam como você ou lhe deem aquilo que tanto você almeja.
Saia já dessa postura de vítima e passe o poder para você mesmo. Ninguém é responsável pelas suas fraquezas ou fracassos. Tudo depende exclusivamente da sua postura diante da vida e dos acontecimentos. Não são os acontecimentos que vão interferir em sua vida, mas como você encara estes acontecimentos. Passe a agir como adulto e mostre seus verdadeiros interesses a quem é importante para você: você mesmo.
Tenha coragem de mudar seu comportamento e ser você mesmo.  Não se prenda ao passado. Se você ficar vivendo no passado – quase sempre negativo e infeliz -  as  mensagens que você pode enviar ao seu subconsciente são pensamentos e condutas contrárias ao que está vivendo hoje. O importante é sair logo desse círculo vicioso que ainda está impresso em sua mente inconsciente.
Torne seus pensamentos mais ativos e coloque em prática as suas decisões. O mundo espera você para agir com ele. Transforme-se em uma pessoa cheia de energia.
Quando guardamos mágoas  é porque estamos sendo egoístas, querendo que tudo seja do nosso jeito. Liberte-se dessa tendência e aceite as pessoas como elas são. Seja você mesmo e não se permita pensamentos negativos.
Eleve-se a cada dia com bons sentimentos e pensamentos em relação à vida e cresça cada vez mais dentro da evolução pessoal, sem mágoas, sem medos, nem desconfianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário