Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CONCEITOS PSICOLÓGICOS

Final de ano é época de fazer balanços – financeiros e outros – e as promessas para o próximo. Resolvi postar alguns conceitos, resumidamente, para ajudar ao meu leitor refletir sobre suas atitudes psicológicas e, quem sabe, ajudá-lo a se posicionar melhor nos próximos 12 meses.
Quando estava no Seminário de Mariana, recebemos a visita de um psicanalista belohorizontino. A presença foi maciça (mesmo porque era obrigatória) e foi o maior sucesso. Ele dividia a personalidade normal em vários setores que deveriam estar harmonicamente desenvolvidos. Foi a partir desta palestra que comecei a me interessar pela Psicologia e, profissionalmente, enveredar por este caminho.

Auto Estima, ou o nível de conforto que a pessoa se sente com ela mesma. Pessoas com alta auto estima tendem a ser francas e competentes em seus relacionamentos, seja pessoal ou público. Pessoas com baixa auto estima tendem a ser reservadas e de alguma forma ansiosas.
Ligação Familiar, ou o nível que uma pessoa apoia e valoriza o ambiente familiar. Pessoas com uma forte ligação familiar geralmente querem ou já tem filhos; São muito próximos dos seus parentes imediatos e preferem cozinhar em casa que ir a um restaurante. Pessoas com ligação familiar não tão aguçada tendem a ser mais individualistas, fogem do convencional e gostam bastante de festas e eventos sociais.
Auto Controle, ou a medida que uma pessoa exerce o controle sobre os vários aspectos da sua vida. Pessoas com um auto controle elevado são mais fortes emocionalmente, isto é, gerenciam melhor seus sentimentos. Pessoas com baixo auto controle geralmente possuem um temperamento brando, aparentando tranquilidade e calma.
Abertura Social, ou seja, até que ponto uma pessoa é aberta às outras e ao mundo. Pessoas com alto nível de abertura/dependência social tendem a gostar de uma gama de coisas (por exemplo: comida, música, filmes, etc), em parte, porque elas estão sempre preocupadas em agradar aos outros. Em contraste, as pessoas mais fechadas socialmente são geralmente muito independentes e teimosas, pois sabem o que gostam e dificilmente são capazes de mudar a opinião. 
Tolerância, ou ética de trabalho é o grau de flexibilidade mental. Pessoas com alto grau de tolerância são descontraídas, relaxadas e não são afetadas pelas mudanças. Em contraste, o indivíduo com baixo nível de tolerância tende ser firme, trabalhador e às vezes inflexível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário