Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

sábado, 9 de julho de 2011

Quem nos faz infelizes?

O INFERNO SÃO OS OUTROS?

Essa frase na afirmativa é de Sartre. Será que são os outros que nos fazem infelizes ou nos trazem a felicidade?
A infelicidade não tem causa externa; a causa é interna. Insistimos em atirar a responsabilidade para fora de nós mesmos, mas isso é apenas uma desculpa.
Que isto fique claro: a infelicidade é desencadeada de fora, mas o exterior não a cria. Quando alguém me insulta, o insulto vem de fora, mas a raiva está dentro de mim. A raiva não é causada pelo insulto, não é o efeito do insulto. Se não houvesse a energia da raiva em mim, o insulto permaneceria impotente. Ele teria simplesmente passado, e eu não teria me perturbado por ele.
Causas não existem fora da consciência humana, elas existem dentro de nós. Eu sou a causa da minha vida, e entender isso é entender uma das verdades mais básicas, entender isso é começar uma jornada de transformação.”
. Quantas vezes já jogamos a desculpa nos outros?  Dizemos: estou feliz por causa de fulano, estou infeliz por sua causa, sinto raiva de você, ele me deixou pra baixo, ela me machucou emocionalmente
Pois é, o texto acima é claro: os outros somente podem despertar em nós, aquilo que em nós já habita.
Então, deixemos os outros despertarem em nós o melhor de nós, e sejamos cuidadosos com aquilo que de pior que nos habita.
Sempre que nos desgostarmos de alguém, sempre que sentirmos coisas ruins, despertemos para o fato de que, os outros não colocam isso em nós, só despertam, portanto, cabe a nós a reeducação emocional.
Devemos aprender a dominar nossos sentimentos inferiores. Precisamos nos responsabilizar por nós mesmos. E quando os outros despertarem em nós sentimentos bons e produtivos, vamos expressá-los. Quando não, devemos agradecer aos outros por nos fazer ver que ainda temos muito que evoluir.






Nenhum comentário:

Postar um comentário