Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes
Fazenda onde nasceu o blogueiro. Foto Luis Fernando Gomes

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PNL: Programação Neurolinguística.

O QUE A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA?

Recentemente uma jovem me procurou com o objetivo de fazer uma terapia nos moldes da PNL, Programação Neurolinguística.  Não era meu campo, mas passei para ela este texto que li.

Por Gilberto Cury
A PNL é tão comentada quanto incompreendida. Por isso, está na hora de você entender o que é a Neurolinguística e como ela pode ajudá-lo a atingir a excelência em todos os aspectos de sua vida pessoal e profissional.
A PNL é como um manual de instruções para a mente. Trata-se de uma das mais eficazes ferramentas de mudança comportamental, reconhecida em todo mundo como “a fórmula da excelência humana”. Com ela, é possível se comunicar melhor com familiares, amigos e companheiros de trabalho, melhorando as relações com os outros e com você mesmo.
As técnicas da PNL foram desenvolvidas na Universidade da Califórnia, na década de 1970, pelos norte-americanos Richard Bandler e John Grinder. Na época, o estudante de graduação em Ciências da Computação e o linguista se interessaram pela psicoterapia e decidiram investigar o que diferenciava os terapeutas bem-sucedidos e os que não tinham tanto êxito junto aos pacientes. Ao observar como os profissionais mais eficazes se comportavam, descobriram atitudes em comum que lhes permitiam ultrapassar os obstáculos que levam ao sucesso. A partir dessa descoberta, decodificaram a forma como essas pessoas elaboravam os objetivos até alcançar a solução desejada e como era estruturada a estratégia desse processo de pensamento.
Ao aliar as estruturas e ferramentas recém-descobertas ao uso da linguagem proposto pelo hipnólogo Milton Erickson, Bandler e Grinder desenvolveram uma nova ferramenta de mudança pessoal: Neuro-Linguistic Programming, ou Programação Neurolinguística, em português. Alguns anos depois, em 1981, criamos a SBPNL - Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, responsável por introduzir a PNL no Brasil. Após milhares de treinamentos de aplicação e formação e de cursos corporativos, temos o orgulho de hoje ser o maior centro de excelência em PNL da América Latina, o lugar onde são geradas as novas ideias, estudos e pesquisas na área.
O nome Programação Neurolinguística resume os três pilares de sustentação dela. O neuro remete à mente, onde processamos nossas experiências por meio dos cinco sentidos. Linguística refere-se à linguagem ou a outras formas de comunicação não verbal. O termo programação pode ser entendido como uma comparação entre a mente humana e um computador: o cérebro é o “hardware”, enquanto a mente, os pensamentos e os comportamentos compõem o “software”, ou seja, o programa que define como o computador interpreta os dados recebidos.
A PNL pode mudar padrões de comportamento a longo prazo e ser aplicada onde quer que haja pessoas. Com as ferramentas desse método, você pode livrar-se de medos, fobias, maus hábitos e compulsões; melhorar sua memória; diminuir a ansiedade; superar neuroses; aumentar a autoestima; tomar decisões mais acertadas e organizar-se para realizá-las. Isso porque permite que os praticantes “reprogramem” a mente, substituindo falhas de programação geradas no passado. Ela é como uma caixa de ferramentas infinita, sempre disponível para “consertar” o que afasta a excelência em qualquer área de sua vida.
As ferramentas da Neurolinguística proporcionam efetivamente grandes melhorias para sua vida pessoal e profissional. Com a PNL é possível gerenciar efetivamente seu próprio estado emocional, suas crenças e atitudes, manter o foco e até o senso de humor quando as coisas não saírem de acordo com o plano original. Uma vez em contato com esse conhecimento, não há volta: o indivíduo não vai mais querer viver usando apenas uma parte do potencial que possui. Afinal, sem receios e limitações, é possível ganhar autonomia. Isso eleva a autoestima e proporciona melhor qualidade de vida. A gente sempre teima em usar o equipamento sem ler o manual. Mas não se pode negar que o aproveitamos melhor quando entendemos como ele funciona.
Gilberto Cury é presidente da SBPNL - Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística. É administrador de empresas formado pela FGV/SP e trainer credenciado em cursos de Programação Neurolinguística em diversas instituições no Estados Unidos. Atuou em variadas atividades gerenciais relacionadas a área comercial, produção, contábil, RH, administrativa e financeira, Membro do Conselho de Administração. É instrutor de PNL, consultor de empresas e palestrante há mais de 30 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário